Nesta aula teve início a discussão do texto de Ana Teberosky e Núria Ribera," Contextos de Alfabetização na Aula", onde é enfatizada a necessidade do professor estar mediando o processo de aquisição da leitura e escrita pelos alunos, estimulando-os em seu desenvolvimento. Outra questão importante é a oferta durante as aulas de vários portadores textuais para que sejam utilizados diretamente com os pequenos, possibilitando a compreensão da função social da escrita.
Abraços afetuosos!
Aparecida, mesmo que não tenha comparecido, é importante que vocË poste alguma reflexão sobre o texto. Por favor, faça uma síntese do texto e poste-a aqui.
ResponderExcluirAparecida, ao fazer uma avaliação global de seu portfólio, identifiquei alguns problemas que precisam ser acertados urgentemente.
ResponderExcluirSeu portfólio não está atendendo, satisfatoriamente, aos seguintes propósitos:
1.Manusear múltiplas ferramentas tecnológicas, proporcionando a expressão linguagens diferenciadas e a evidência de aprendizagens múltiplas; (as postagens se resumem à textos, não há imagens, etc)
2.Proporcionar a integração entre teoria e prática no âmbito do ensino da língua materna;( é preciso articular mais as teorias que estamos discutindo com o cotidiano, com a realidade)
3.Evidenciar os processos de aprendizagem relativos aos conhecimentos específicos da disciplina Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa 1 – Educação Infantil; (ainda estão muito obscuras as evidências do que você compreende dos textos lidos e que estamos discutindo...não há muitas evidências dessas capacidades)
4.Vivenciar a avaliação formativa como princípio teórico/prático para o trabalho pedagógico do professor e dos graduandos de modo a propiciar uma atuação conjunta para promover as aprendizagens;(não expõe suas dificuldades, suas aprendizagens, suas descobertas sobre os assuntos. É preciso informar o que está aprendendo ou mesmo que o já sabe, deve expor, mostrar, EVIDENCIAR)
5.Sistematizar as produções para evidenciar os progressos nas aprendizagens;(idem ao anterior...)
Além disso alguns descritores não têm sido observados nas produções:
1.Cumprimento dos propósitos gerais.(inclusive, eles não se encontram em seu blog)
2.Cumprimento do propósito específico.(você não definiu este propósito)
3.Cumprimento de prazos (postagens semanais, socializações agendadas, envio de exercícios, etc) - [ é preciso melhorar este descritor]
4.Construção processual (ao longo do semestre)- [ idem ao anterior, pois estão interligados ]
6.Apresentação de análise/reflexão das produções e de outros materiais incluídos;[ é preciso aprofundar as reflexões, isso implica em apontar os conceitos fundamentais de cada texto lido e explorá-los, relacioná-los à realidade, detalhá-los na exposição. Refletir significa pensar de forma analítica, aprofundada.]
8.Utilização de múltiplas linguagens (vídeo, áudio, imagens, etc.).[procurar inserir fotos, imagens, vídeos que venham a ilustrar as reflexões. Caso sinta dificuldades, solicite ajuda aos colegas. a utilizaçao de imagens, fotos, etc. enriquece vertiginosamente as ideias retratadas por escrito]
9.Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas.[ apresentar outros textos - entrevistas, reportagens, histórias, narrações, etc. - também enriquece sua produção pois auxilia no processo de estabelecimento entre teoria e prática, além de contribuir para a consolidação de determinados conhecimentos ]
Reflita sobre estes aspectos para que possa melhorá-los no próximo período (última metade do semestre). Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
Abs