terça-feira, 9 de junho de 2009

Postagem referente à aula do dia 02/05

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Nesta aula demos continuidade ao texto trabalhado na semana anterior.

Também podemos observar os seguintes aspectos em relação ao processo de construção da alfabetização pelo aluno:

* a criança já possui um conhecimento prévio em relação à linguagem antes mesmo de seu ingresso no ambiente escolar, não sendo ignorante;

* o meio em que a criança vive contribui para seu desenvolvimento quando este oferece um ambiente letrado à mesma, sendo assim a aprendizagem está diretamente ligada ao seu contexto social;

* há a necessidade de estarem constantemente expostos na sala de aula diversas tipologias textuais para serem exploradas com os alunos, relacionando-as à sua finalidade e funcionalidade;

* cabe ao professor mediar a relação dos textos utilizados durante as aulas os contexto em que o aluno está inserido;

* ler um texto de maneira mecânica não pressupõe que a criança seja letrada;

* é fundamental que a criança esteja ciente da função social da leitura e escrita para que ocorra de maneira significativa sua alfabetização;

* para facilitar o processo de construção da leitura e escrita o adulto nunca deve dar respostas prontas às crianças e sim questionar, de maneira a auxiliar a criança na construção de seu raciocínio;

* o processo de leitura e escrita não é mecanizado, e sim constuído através da interação da criança com os materiais apresentados com a mediação do professor;

* o professor deve explorar as hipóteses da escrita da palavra e sua estrutura textual de maneira a contribuir com os avanços da criança;

* a segmentação sonora das sílabas auxilia a compreender que as unudades (sílabas) separadas têm significados umas ao lado das outras;

* grafema = letra
fonema= som

* letramento compreende o domínio e entendimento da escrita com seu significado.


Enfim, percebemos que a atuação do professor como mediador está diretamente ligada ao processo de alfabetização da criança, bem como a importância de um ambiente de sala de aula alfabetizador estando ligado ao contexto da realidade do educando. Desta maneira a aprendizagem ocorrerá de maneira estimuladora e prazerosa, tanto para o aluno quanto para o professor.

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