domingo, 17 de maio de 2009

IMPRESSÃO SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA

AVALIAÇÃO SEGUNDO O DICIONÁRIO AURÉLIO

No dicionário Aurélio, avaliar significa: determinar a valia ou o valor de; apreciar ou estimar o merecimento de; determinar a valia ou o valor, o preço, o merecimento,calcular, estimar; fazer a apreciação; ajuizar.Medir, significa: determinar ou verificar, tendo por base uma escala fixa, a extensão, medida, ou grandeza de; comensurar; ser a medida de.

AVALIAÇÃO FORMATIVA

A avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Baseia-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.Este enfoque tem um princípio fundamental: deve-se avaliar o que se ensina, encadeando a avaliação no mesmo processo de ensino-aprendizagem. Somente neste contexto é possível falar em avaliação inicial (avaliar para conhecer melhor o aluno e ensinar melhor) e avaliação final (avaliar ao finalizar um determinado processo didático).

SENTIDO E FINALIDADE DA AVALIAÇÃO FORMATIVA

1- Conhecer melhor o aluno: suas competências curriculares, seu estilo de aprendizagem, seus interesses, suas técnicas de trabalho. A isso poderíamos chamar de avaliação inicial.
2- Constatar o que está sendo aprendido:
o professor vai recolhendo informações, de forma contínua e com diversos procedimentos metodológicos e julgando o grau de aprendizagem, ora em relação à todo grupo-classe, ora em relação a um determinado aluno em particular.
3- Adequar o processo de ensino aos alunos como grupo e àqueles que apresentam dificuldades, tendo em vista os objetivos propostos.

4- Julgar globalmente um processo de ensino-aprendizagem: ao término de uma determinada unidade, por exemplo, se faz uma análise e reflexão sobre o sucesso alcançado em função dos objetivos previstos e revê-los de acordo com os resultados apresentados.

Concluindo, a avaliação formativa envolve professores e alunos, onde direciona e orienta o trabalho a ser desenvolvido pelo profesor com seus alunos. É focada nos avanços e aprendizagens dos alunos e não nas notas.

No caso da elaboração do portifólio eletrônico da disciplina TAE LP, podemos refletir sobre nossa aprendizagem e desenvolvimento já o professor, também a respeito do seu trabalho.

Um comentário:

  1. Aparecida, você organizou bem sua reflexão. Tenho uma observação: a avaliação formativa não tem o objetivo de classificar ou selecionar. Pelo contrário, a avaliação formativa apresenta características que vão no caminho contrário da classificação, da punição, da não aprendizagem...

    ResponderExcluir