terça-feira, 12 de maio de 2009

Nosso terceiro encontro

Inicialmente foi discutido o texto"Processos Iniciais de Leitura e Escrita", da autora Rosineide Magalhães de Souza, onde foram pontuadas as seguintes questões em relação à alfabetização:
1- A criança deve se familiarizar antes mesmo da idade escolar com as letras, palavras, etc.
2- Ela não chega nula na escola, já possui uma leitura de mundo, apesar de ainda não conhecer os símbolos linguísticos.
3- É nas situações da prática de leitura que ela começa a ter contato com a escrita.
4- A criança deve ter a noção da sequência da leitura desde cedo, percebendo que é realizada em nossa cultura da esquerda para a direita.
5- A sala de aula deve ser um ambiente motivador e alfabetizador, contendo vários tipos e gêneros textuais e diferentes maneiras de apresentação do alfabeto confeccionados com materiais presentes e seu cotidiano como rótulos, embalagens de biscoitos, entre outros.
6- É importante explorar textos orais, elaborando com a criança textos expontâneos e também selecionar diferentes tipos de textos para trabalhar, informando a elas a finalidade de cada um.
Em seguida nos foi proposto a elaboração de algumas atividades que levassem em conta os processos de leitura e escrita. As atividades deveriam ser feitas utilizando o material que levamos (rótulos e embalagens).
A aula foi muito interessante porque vivenciamos na prática o que estamos aprendendo na teoria.

Um comentário:

  1. Você fez uma boa síntese de nossa discussão... Continue refletindo assim sobre nossas aulas, sobre nossas discussões, sobre nossos debates.

    ResponderExcluir