Sinceramente achei nossa última aula bastante cansativa, pois o texto apesar de interessante era muito extenso. Percebi que não foi apenas minha dupla que transpareceu dificuldade em elaborar as respostas. Acho que seria mais interessante discutirmos o texto antes de enviarmos as respostas ao professor pois nortearia nossas reflexões sobre o assunto abordado .
Abraços aos companheiros da disciplina!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O objetivo da aula era, justamente, alterar a lógica "transmissivista ou meramente centrada nos conhecimentos e domínios do professor".
ResponderExcluirA atividade tinha o objetivo de explorar, em detalhes, o texto lido e de diagnosticar como vocês estão realizando as leituras dos textos.
Após as respostas, o diagnóstico feito demonstrou que, normalmente, continuamos seguindo o velho paradigma de fazer recortes e colagens, sem a devida aproximação e aprofundamento com as ideias do texto.
O texto focaliza um dos aspectos da ementa e, portanto, se coloca como necessário para que o futuro pedagogo reflita a respeito.
Além disso, percebeu-se que grande parte da turma enfrenta dificuldades para realizar as leituras dos textos. Assim, a atividade se consubstanciou, também, numa possibilidade de estudo! Ao ser encaminhado para a análise, o exercício proporcionou que o texto fosse explorado de modo integral. As explicações posteriores ocorreram após o diagnóstico (as respostas). Estas explicações contribuíram para a auto-avaliação e para que os "analisadores se sentissem mais seguros" para analisar os textos alheios.
Espero que, ao final do processo, vocês tenham compreendido as finalidades e intenções dessa atividade.