domingo, 26 de julho de 2009

Aula do dia 14/07

Nesta aula foram pontuados os principais aspectos do texto " A construção do conhecimento sobre a escrita" de Ana Teberosky e Tereza Colomer.Com base no que pude observar, seguem algumas análises em relação ao texto:
* Umas das preocupações no processo de alfabetização deve ser a de trabalhar com elementos significativos com a criança, sendo assim as autoras destacam a importância de se trabalhar inicialmente com o nome do aluno, pois se trata de sua identidade;
* Cada atividade deverá ser explorada ao máximo, procurando desenvolver aspectos da linguagem oral e escrita, sempre baseando-se em interesses e nas necessidades da criança para nortear as atividades. Sendo assim, o professor deve se atentar à maneira pela qual as crianças estão percebendo a construção da leitura e escrita para realizar as intervenções necessárias;
* A criança constrói algumas hipóteses em relação à escrita em seu cotidiano;
* O professor deve ficar atento ao diagnóstico a fim de saber em qual nível de escrita a criança se encontra;
* À medida em que a criança erra na construção de sua escrita, ela toma consciência do erro para não mais cometê-lo, cabe ao professor atentá-la em relação a esta questão;
* A criança precisa ler o que escreveu, realizando a leitura apontada com o próprio dedo;
* Ao interagir com o material escrito as crianças já estabelecem relações, mesmo as que ainda não dominam a leitura;
* Por volta dos quatro anos de idade, a criança já percebe a intencionalidade comunicativa do texto, ou seja elas sabem que os textos transmitem sentido e significado;
* Além de atribuir ao texto uma intenção comunicativa, a criança pensa que sua função é a de denominar os objetos presentes na linguagem ou no contexto. A criança para achar objetos se orienta pelas palavras escritas, criando vínculo com ela, mesmo sem se estabelecer relação com o som da letra.No início da alfabetização é necessário que a escrita seja trabalhada com a letra bastão a fim de facilitar a discriminação visual pela criança e apresentar traçados mais simples. Ela em seu cotidiano tem maior contato com esse tipo de letra.Algumas atividades que trabalho explorando o nome da criança:
1- na roda de conversa, chamar o aluno pelo nome e mostrar o crachá para a turma, o dono do nome deverá ir pegá-lo;
2- mostrar um crachá sem ler e esperar que o dono do nome ou seus colegas o reconheçam;
3- embaralhar os crachás, e pedir que cada aluno procure o seu;
4- embaralhar os crachás e entregar um para cada aluno, onde o mesmo deverá entregar o nome ao dono;
5- separar os alnos e crachás em grupos correspondentes, verificando qual grupo acha seus crachás mais rapidamente;
6- junto com os alunos, contar o número de letras do nome;
7- pedir que cada criança recorte de jornais ou revistas as letras de seu nome e as cole, organizando de maneira igual às do crachá;
8- cobrir e colorir as letras do nome da cor que quiser;
9- organizar na chamadinha os nomes de meninas e de meninos;
10- organizar na chamadinha os nomes que começam com a mesma letra e os que terminam;
11- também na chamadinha organizar os nomes de scordo com a quantidade de letras.São inúmeras as possibilidades de se trabalhar com os nomes, cabe ao professor adequá-las às necessidades de seus alunos.

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