domingo, 26 de julho de 2009

Síntese conclusiva

De acordo com o Plano de Curso desta disciplina, pude perceber que todas as propostas para o período foram cumpridas, levando em conta seu objetivo referente ao processo de alfabetização das crianças. Também pude aliar alguns conhecimentos teóricos adquiridos à minha prática de sala de aula, ficando mais atenta em relação às necesidades apresentadas pelos alunos e sabendo interver de maneira segura e fundamentada.
Com o decorrer das aulas, tive uma resposta em relação a uma questão que muito me aflingia, a de conhecer um método considerado como mais correto de alfabetizar uma criança. Ocorre que para alfabetizar não se tem uma receita pronta, indicada para cada tipo de caso, para ser um bom professor alfabetizador, é necessário dar ouvidos à criança, como diz no texto " A construção do conhecimento sobre a escrita" de Ana Teberosky e Tereza Colomer. Precisamos saber ouvir o que aluno tem a nos dizer para daí fazermos as intervenções necessárias de acordo com suas necessidades.
Também pude comprovar através do embasamento teórico que a criança não chega nula à escola, ela taz consigo sua leitura de mundo. Cabendo à escola partir de sua realidade, mediando a prática social, levando-a sempre à reflexão, como pude interpretar do texto " Práticas de linguagem oral e alfabetização na escola: perspectiva sociolinguística" de Ana Teberosky . Também se fazem necessárias atividades que despertem a oralidade do aluno como por exemplo, rodas de conversa e hora da novidade. Desta maneira a criança organiza o pensamento para relatar os acontecimentos.
Outro texto que muito contribuiu com minha prática foi "Contextos de alfabetização na aula", escrito por Ana Teberosky e Núria Ribeira. Com ele ficou mais fácil entender a importância de o professor oferecer durante as aulas vários portadores textuais, possibilitando assim a compreensão da função social da escrita pelos alunos.

De maneira geral todo o conteúdo estudado foi de suma importância para minha prática, pois quando temos um embasamento teórico e o colocamos emprática de maneira consciente o resultado é o mais valioso possível, o sucesso dos nossos peqenos, que de certa forma também é o nosso.
Durante o período em que cursei o magistério tive o prazer superficial em ter contato com as produções de Ana Teberosky e Emília Ferreiro. Penso que estas questões deveriam ser aprofundadas também no curso Normal, senro enriquecedor assim como foi para mim.
Com as contribuições das aulas percebo que minha prática está ainda melhor, não que me considere uma profissional ruim mas sei que estou disposta a aprimorar minhas aulas ainda mais. Esta disciplina teve uma grande contribuição para que isso acontecesse, pois éramos, mesmo sem querer "obrigados" a ler os textos para que pudéssemos postar nossas conclusões no Portifólio. Creio que mesmo postando algumas produções com atraso, consegui atingir os meus objetivos específicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário