domingo, 17 de maio de 2009

Atividades envolvendo os processos iniciais de leitura e escrita

De acordo com o texto discutido em sala "Processos Iniciais de Leitura e Escrita" de Rosineide Magalhães de Sousa, que reflete a linguagem a ser desenvolvida no início da escolarização, o aprendizado inicial da leitura e da escrita considerando os conhecimentos prévios das crianças , elaboramos algumas atividades com o objetivo geral de desenvolver tais habilidades.

Em nossas aulas devemos disponibilizar diferentes textos para trabalharmos com os alunos, explicando a finalidade de cada um, para que ocorra a relação do pensamento com a linguagem.

Objetivos das atividades apresentadas:

-desenvolver habilidades linguísticas e cognitivas;
-desenvolver a compreensão na leitura;
-desenvolver a interpretação;
-desenvolver a memorização;
-comparar textos novos com já conhecidos;
-perceber os sons da língua e distinguir sua pronúncia;
-estimular a pronúncia clara dos sons;
-reconhecer a ortografia das palavras.

ATIVIDADE 1

Contar uma história,seja utilizando o livro de historinha, fantoches, etc. Ao final trabalhar a interprtação oral ( explorando os personagens, suas características o lugar onde ocorre a história,etc.) . Em seguida pedir que as crianças façam um desenho a partir da mesma e do jeito deles, escrever ao lado do o que foi desenhado e contar para os colegas o que fez e escreveu. À partir daí o professor poderá fazer intervenções em relação a escrita e pronúncia de algumas palavras, sempre registrando-as no quadro ou blocão.

ATIVIDADE 2

Produção de texto coletivo da turma num blocão registrado pelo professor, após alguma atividade realizada e vivenciada de maneira significativa pelos alunos.

ATIVIDADE 3

Trabalhar com receitas culinárias (preparando-as com os alunos), destacando os ingredientes, suas quantidades, texturas, cheiros, sabores e preparo. Sempre registrando o passo-a-passo antes da degustação, fazendo a leitura apontada da esquerda para a direita, pelo professor e alunos e pintar os espaços entre as palavras.

Estas são algumas das atividades que eu e meu grupo criamos, levando em conta os objetivos citados acima. Espero que sirvam como sugestões para vocês. Sua receptividade pelos alunos é muito boa.


Um abraço, Maria Aparecida.



Um comentário: